Maneiras de Reduzir os Custos da Empresa com o Atendimento ao Cliente

Dez 08

Manter a saúde financeira de uma empresa e o padrão elevado dos serviços de atendimento é essencial para a continuidade e competitividade da marca no mercado. Claro que é importante economizar, mas sem perder a qualidade, pois a experiência do cliente não pode ser comprometida.

Reduzir custos com o atendimento é algo possível, que pode representar uma economia significativa para a empresa. Pensando nisso, vamos te dar algumas dicas que tornam possível essa redução de custos. É só continuar lendo esse artigo!

O Que Fazer Para a Redução

 

1- Diminua a necessidade de contato do cliente

Ter outras opções, além do telefone para que seus clientes entrem em contato é uma ótima maneira de reduzir os custos. Um FAQ (Frequently Asked Questions), onde o cliente pode consultar as dúvidas frequentes é uma alternativa para que os canais de comunicação não se sobrecarreguem com questões corriqueiras. Atendimento via redes sociais, e-mails e chats também são válidos.

O efeito cascata é inevitável. Quando menos o cliente ligar, menor a fila de atendimento, logo, sem linhas congestionadas, não haverá necessidade de retornar ligações para esses clientes.

2 – Capacite sua equipe

Uma equipe preparada e bem treinada poderá atender o cliente com muito mais segurança ao passar as informações. Com menos dúvidas, o atendente poderá concluir as ligações com mais agilidade.

Mas atenção, obviamente que os atendentes não podem transparecer desinteresse ou pressa para finalizar o atendimento ao cliente, mas quando se tem todas as informações necessárias, ou sabe onde localizar as respostas, as chamadas tendem a ser mais rápidas e resolutivas.

3 – Ofereça várias opções de contato

Já mencionamos o FAQ, chats, redes sociais e e-mails como opções de contato com o cliente. Mas além de servirem para sanar dúvidas, também é possível que haja comunicação ativa, ou seja, que seus atendentes entrem em contato com o cliente, mantendo a redução de custos com atendimento.

A Tecnologia Pode Substituir o Atendimento Humanizado?

 

Apesar da incrível capacidade da inteligência artificial em otimizar os processos, ainda há campos em que o trabalho humano é essencial, como por exemplo, a área de segmento ao cliente. Uma máquina ainda é incapaz de sentir ou demonstrar empatia, o que nos tempos atuais fica cada mais necessário para conquistar e fidelizar consumidores.

As empresas que não se adequarem ao novo cenário podem sair perdendo. Afinal, quanto mais próximo do consumidor, melhor a chance de oferecer o produto e conquistar a fidelidade. A experiência do cliente precisa ser prioridade.

É importante lembrar que a eficiência do atendimento ao cliente em hipótese nenhuma deve comprometer a qualidade do serviço. É fundamental equilibrar redução de custos com mais produtividade e satisfação do cliente.

Comments (0)
    Post a Comment

    Please give us your valuable comment

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *