Você Cuida do Seu Cliente Interno?

Dez 04

Ações de endomarketing, também chamadas de comunicação interna, são essenciais para garantir o engajamento e a satisfação dos colaboradores, o que impacta diretamente no alcance dos resultados almejados pela organização. Ao utilizar essa estratégia em seus negócios, você otimiza os recursos e ainda eleva a produtividade da sua equipe.

Quer saber quais ações de endomarketing você pode desenvolver na sua empresa? Então continue a leitura!

 

O QUE É ENDOMARKETING?

Trata-se de um conjunto de iniciativas que têm como base a comunicação interna. Trabalha o marketing institucional, que abrange diversos aspectos, desde políticas de reconhecimento até benefícios. O endomarketing atua em dois principais pontos:

É um conjunto de iniciativas que têm como base a comunicação interna, com os colaboradores. É o famoso marketing institucional, que abrange políticas de reconhecimento e até benefícios. São dois pontos principais:

– Percepção dos colaboradores sobre a empresa;

– Identificação com a cultura da organização.

O principal objetivo é informar e conquistar o comprometimento das pessoas da organização a respeito de tudo o que acontece de mais importante no negócio, formando verdadeiros defensores da marca.

 

COMO FAZER?

1. Fortaleça a comunicação interna

Uma boa comunicação é o pilar das campanhas de endomarketing nas empresas, por vários motivos:

– Colabora para um clima organizacional mais positivo;

– Promove o alinhamento das informações;

– Divulga e reforça a cultura da organização.
Manter os colaboradores informados das metas, da situação atual, das conquistas, são formas de aproximação e criação de uma cultura sólida, baseada em informações oficiais, o que em uma empresa é fundamental, para que não haja ruídos de comunicação.

2. Elabore um calendário anual de ações

Consistência e constância são fundamentais para as ações de endomarketing. Por isso, o ideal é criar um calendário anual que contemple datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Aniversariantes do Mês, e outras datas que sejam significativas para a organização.

Ações como o Novembro Azul e o Outubro Rosa são alguns exemplos de campanhas que envolvem o público interno.

 

3. Desenvolva integração dos novos colaboradores

A integração de novos colaboradores é essencial para poder:

– Transmitir a cultura, os valores e os objetivos organizacionais;

– Reter talentos;

– Expor os parâmetros de qualidade e outras questões pertinentes ao negócio.
Funcionários engajados são pessoas que se comunicam e exercem empatia, tais ações são possíveis quando há um entrosamento entre equipes, departamentos e principalmente quando se entende a importância do trabalho em toda a cadeia de produção.

Uma cultura forte é construída com várias ações e uma delas é o endomarketing, responsável pelo estímulo do engajamento entre os colaboradores, e também contribui para a motivação e produtividade da equipe.

 

Melhore Sua Comunicação com o grupo Paco

Somos a melhor solução em Mensageria, para que você atenda todos os seus clientes com agilidade, por múltiplos canais.

Deseja obter informações adicionais sobre as valiosas sugestões compartilhadas pelo grupo Paco? Continue acompanhando o nosso blog para se manter atualizado com as últimas tendências do mercado.

Comments (0)
    Post a Comment

    Please give us your valuable comment

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *