O mercado de telecomunicação é dinâmico, ou seja, sempre há espaço para mudanças e chegada de novas tecnologias. E falando em tecnologia, o mundo está vivendo uma avalanche de novas ferramentas, a era da inteligência artificial e tudo isso vai servir para proporcionar uma experiência ainda mais personalizada para o seu cliente.
Vamos agora conhecer algumas tendências.
UC, ou Comunicações Unificadas, é uma integração de diversos serviços de comunicação em uma única plataforma. O objetivo é proporcionar uma comunicação mais eficiente, que não dependa de um dispositivo específico. Alguns elementos que compõem são:
– Voz: Integração de serviços de voz, como chamadas telefônicas, conferências e mensagens de voz.
– Vídeo: Realização de videoconferências e comunicação por vídeo, proporcionando uma experiência mais rica e interativa.
– Mensagens Instantâneas(IM): Serviços de mensagens instantâneas para comunicação em tempo real, seja individual ou em grupo.
A inteligência artificial (IA) desempenha um papel significativo na indústria de telefonia, oferecendo melhorias em vários aspectos, desde aprimoramentos na experiência do usuário até otimizações na rede e manutenção. Confira alguns dos exemplos mais comuns de uso da IA na telefonia.
Assistentes Virtuais e Chatbots: Por meio de assistentes virtuais baseados em IA e chatbots para lidar com consultas de clientes, fornecer suporte técnico e facilitar transações. Esses sistemas são capazes de entender a linguagem natural e responder a uma variedade de perguntas, melhorando a interação entre os clientes e as empresas.
Análise de Dados e Personalização: A IA é usada para analisar os dados gerados por usuários de telefones móveis. Isso inclui padrões de uso, preferências do cliente e dados de localização. Com essas informações, as operadoras podem personalizar ofertas, fornecer planos mais adequados às necessidades individuais e antecipar problemas de rede.
A combinação de IA e chatbots já é uma realidade e tem transformado significativamente a forma com que as empresas interagem com os clientes e gerenciam os dados. Utilizar as ferramentas de automação, de análise de dados gera antecipação de cenários e decisões mais assertivas.
Comentários (0)