Como Melhorar o Atendimento ao Cliente

Dez 08

Ter um atendimento ao cliente que seja referência é um desafio para várias empresas. Atendimento e experiência do clientes andam juntas e contribuem para uma fidelização ou perda de clientes.

Valorizar a experiência do cliente é se preocupar para além de uma boa utilização do seu produto ou serviço, mas também é cuidar da saúde financeira do seu negócio, afinal, clientes satisfeitos são grandes propagadores da marca.

Segundo o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2022, 73% dos líderes de empresas veem relação entre a qualidade do atendimento e o número de vendas, ou seja, não dá para negligenciar um dado tão importante.

 

Mapei os Processos de Atendimento

Ter uma jornada do cliente é fundamental para saber onde estão os pontos fortes e onde se encontra o gargalo.

Ser mal atendido está no topo do ranking de razões pelas quais o cliente procura o concorrente.

Sendo assim, invista em um script e vendas, treinamento e o mapa da jornada desde o primeiro contato até o pós-venda do seu cliente.

 

Não Subestime os Dados

A gestão de dados é uma das ferramentas mais poderosas na era da tecnologia. É possível saber o que o seu cliente gosta, o que não gosta, hábitos de consumo, quantidade de dinheiro gasto com os seus produtos e uma infinidade de informações.

Crie uma cultura de dados, uma maneira de coletar e interpretar as informações que podem te economizar milhões e render milhões de reais se utilizadas da maneira correta.

O próprio contato com o vendedor pode ser uma maneira de coleta de dados, já que pesquisas de satisfação são ótimas maneiras de começar a melhorar o atendimento.

 

Treine a Sua Equipe

A linha de frente precisa estar apta a lidar com todos os tipos de cliente. Nada mais chato do que alguém pedir uma informação e o próprio colaborador não saber informar. Invista em comunicação interna e verá o seu atendimento bombar de elogios.

Um atendimento de qualidade só pode ser construído com comunicação e clareza tanto para o público interno, quanto externo. Não esqueça que os seus colaboradores são os seus primeiros clientes.

Comments (0)
    Post a Comment

    Please give us your valuable comment

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *