A palavra engajamento no contexto das empresas significa estar alinhado com os objetivos e valores das organizações. Engajar também tem a ver com o bem-estar da equipe como um todo.
A satisfação interna está cada vez mais sendo pauta para a área dos Recursos Humanos das empresas. Vai muito além de estar motivado e ter ânimo para cumprir a jornada de trabalho, também faz parte de um propósito maior que leva em consideração o comprometimento e envolvimento do colaborador com a empresa.
Manter um colaborador engajado no trabalho está relacionado a dois fatores importantes: garantia e compromisso.
É preciso que haja a combinação de :
– Satisfação;
– Identificação;
– Comprometimento.
Esse funcionário vai entender que os seus valores condizem com a missão da empresa, o que torna a experiência de trabalho mais agradável e confortável, pois sabe que os objetivos pessoais e da empresa estão alinhados.
Além do salário, o profissional que demonstra comprometimento com a empresa cria vínculos culturais, sociais e afetivos com aquela organização, por isso ações que instiguem a cooperação e reconhecimento são válidas para manter os talentos sempre motivados a ficarem por mais motivos além do salário.
Dê autonomia:
Autonomia significa permitir que o colaborador esteja no comando do que lhe foi confiado. Isso requer experiência e iniciativas que só podem ser adquiridas com a confiança do colaborador na instituição.
Ofereça Plano de Carreira
Uma das coisas que mais contribuem para a motivação é o plano de carreira. Sem dúvidas o esforço é melhor concentrado quando há uma energia voltada para aquilo que fará o funcionário crescer.
Invista em tecnologia e pesquisas de satisfação com seus colaboradores, eles são os seus primeiros clientes. Pergunte questões que favoreçam a autoestima, que sejam preferencialmente anônimas, e com os feedbacks faça as melhorias necessárias para uma empresa ainda melhor.
Comentários (0)